O relacionamento com o próxmo, atualmente, está se tornando cada vez menor, devido ao fato das novidades tecnológicas ou de um lançamento de um produto qualquer se tornarem os “centros das atenções” e desejados por seus futuros consumidores. As redes sociais são uma das causas principais de uma relação superficial.
Com um smartphone em mãos, à a qualquer momento se pode acessar alguma rede social ou algum site que apresente novidades ou notícias. Não é à toa que, seja onde for, em algum lugar de alguma cidade, se encontre pessoas de cabeça baixa com os olhos fixos para a tela do aparelho, sem estar se preocupando com quem está ao redor, demonstrando uma relação superficial. Nota-se que é muito mais comum de ver pessoas de mais idade conversando com um desconhecido, seja no ponto de ônibus ou em fila de supermercado, pois esta geração tem costumes de comunicação da época em que não existia o celular para desperceber se distrair em relação a quem está em sua volta.
Por outro lado, o Whatsapp, por exemplo, inovou a maneira de se relacionar, tanto por mensagem de texto, como também por voz, por vídeos e por emoticons. Por ser um aplicativo tão útil em envios de mensagens instantâneas, foi necessário o bloqueio deste no Brasil por certas horas, para evitar que possíveis traficantes de drogas ou criminosos se comunicassem. O Facebook, além de poder trocar mensagens, é uma grande rede por onde estão celebridades, marcas de diversos produtos, e amigos, sendo um ótimo local para se saber dos últimos acontecimentos sem ter que se contatar com alguém.
Contudo, como a tendência será de aumentar o uso dos telefones móveis, no entanto, seria ideal o Governo Público criar propagandas e divulgá-las em emissoras de televisão e estações de rádio, com o objetivo de orientar pais, mães e jovens à a comparar a forma de relacionamento que se há hoje, com a do tempo em que não se havia eletrônicos portáteis, mostrando às as consequências que trouxeram para o ser humano, e evitando que todos os tipos de relações humanas durem pouco.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à coesão e coerência e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |