Um dos fatores que marcaram o início do século XXI foi a intensificação do avanço tecnológico. Tal fenômeno trouxe consigo efeitos colaterais e, entre os mesmos, incluem-se as relações que as pessoas têm mantido entre si. No que tange a tais relações, verifica-se uma perda de valor das mesmas, que tem sido ocasionada por elementos oriundos dessa nova fase na qual a Revolução Tecnológica foi inserida.
A forma mais comum com que a humanidade tem se relacionado é, em maior parte, virtualmente. Um estudo feito pela Universidade de Michigan constatou que o 20º maior uso do Facebook, depois de o internauta interagir com amigos, é olhar os perfis de pessoas de gente que ele acabou de conhecer; se gostar do perfil, adiciona aquela pessoa, e está formado um vínculo. A rapidez com a qual uma pessoa obtém o que quer através de sites e aplicativos de relacionamento tem proporcionado ao indivíduo que os utiliza uma ansiedade com relação a novas amizades, namoros, etc. (,) de forma que o usuário tenha um desejo maior por pessoas novas em sua vida. Então, se perde perde-se o controle, não somente do tempo, como também da capacidade de avaliar uma relação que está prestes a começar.
A variedade de informações e opções que os mecanismos tecnológicos de relacionamento oferecem as às pessoas que o utilizam, resultam em um interesse em buscar por usuários que correspondam com as às características que se deseja encontrar em outro alguém para formar um novo vínculo com o mesmo. O Tinder, um aplicativo de relacionamento, permite que o usuário escolha a que distância de onde ele está deseja encontrar outras pessoas para conversar. Aplicativos como esse têm ganhado cada vez mais popularidade entre os internautas, uma vez que é possível se relacionar com quantas pessoas quiser e que atendam ao gosto desse usuário. No entanto, na maioria das vezes, o usuário tem ciência de que não será um relacionamento duradouro, e em alguns casos nem está interessado em compromisso.
A utilidade da tecnologia é indiscutível, entretanto, o indivíduo que usufrui das praticidades que a mesma proporciona precisa estar ciente de que os princípios e valores éticos existentes nas relações no mundo real acompanham as relações que se iniciam no mundo virtual, afim a fim de que possa diferenciar o que pode ser substituído por métodos tecnológicos e o que não pode.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |