O papel transformador do esporte
O esporte tem o papel de transformar vidas, ampliar horizontes, tornar sonhos em realidade. Além de estimular a superação, a cooperação, companheirismo, solidariedade, o amor e o respeito ao próximo. Foi exatamente o que podemos pudemos presenciar nos Jogos Olímpicos sediados no Rio de Janeiro, dezesseis dias de pura emoção.
A prática esportiva é totalmente benéfica para a saúde: proporciona prazer, distração, lazer, diminui o estresse, mantém o peso corporal, abaixa o índice de doenças coronárias, eleva a autoestima, leva ao consumo por produtos saudáveis, ou seja, há uma melhoria na saúde positivamente. Além de trazer benefícios à saúde, o esporte tem o poder de modificar a realidade de milhares de vidas. Por exemplo, indivíduos que moram em locais carentes como periferias e comunidades não têm nenhuma perspectiva para o futuro, e que por falta de oportunidades optam por um caminho tortuoso como o do crime e do tráfico de drogas. Mas, através de projetos sociais, muitas pessoas têm o seu futuro mudado para melhor. Descobrem que, por intermédio do esporte, podem sim transformar a sua realidade dura e sofrida. Talentos são descobertos, sonhos têm um grande potencial de se tornarem realidade, obstáculos são superados, barreiras são quebradas.
Um bom exemplo de superação, determinação, garra e talento é a nossa judoca Rafaela Silva, que conquistou mais um ouro para o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. De origem humilde, morava na comunidade carente Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. Recebeu apoio do Instituto Reação, fundado pelo judoca brasileiro Flávio Canto em 2003. O Instituto é uma organização não governamental que promove a inclusão social por meio do esporte, beneficiando crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Estamos precisando de atitudes como a do Flávio Canto que, por intermédio do esporte, consegue transformar vidas.
Portanto, a prática esportiva nos ensina que a vida não é constituída apenas por vitórias. (,) Mas, também é necessário saber perder, pois a cada queda levantamos mais fortes. O esporte é um grande meio de inclusão social, e por isso é necessário apoio governamental, financiando projetos existentes e ampliando-os. Aprimorando também o ensino público do país, aumentando a oferta de vagas em programas como o Prouni e Sisu, que dão acesso às instituições de ensino superior, pois a educação, juntamente com o esporte, é um grande meio de transformações.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao coerente de conectivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, explorando um exemplo pertinente ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |