Durante o processo de formação do estado brasileiro entre os séc XV ao XXI, nota-se um frequente problema de exclusão social. Desde o período da escravidão, uma das minorias que são excluídas e inferiorizadas por um grupo expressivo da sociedade, são os negros. Com isso, percebe-se que essas e outras minorias convivem com uma difícil realidade, que pode ser amenizada de algumas maneiras através do esporte.
O racismo está muito presente na sociedade brasileira. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar dotada de exterioridade e generalidade, (.) seguindo essa linha de raciocínio, percebe-se que o preconceito também esta sendo passado de forma hereditária. Portanto um esporte que mostra a cultura trazida pelos negros e ensina indivíduos a terem diciplina é a capoeira, um meio de inclusão e uma atividade que vai contra o racismo.
Um outro fator a ser analisado, é o de que pessoas com menores condições financieiras também são descriminadas discriminadas e vivem uma injusta realidade. Entretando, para Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meia meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Mantendo esse pensamento em foco, o esporte pode ser utilizado com uma atividade meio, tendo como objetivo de diminuir a exclusão.
Uma outra classe a à margem da sociedade, é a dos portadores de deficiência física. Entretanto, esses individuos receberam como forma de inclusão um evento de estrutura global, as paraolimpíadas, atividades como forma de inclusão por meio das competições esportivas.
Entende-se, portanto, que o esporte pode ser utilizado como um caminho eficiente para incluir as minorias. Com isso, nota-se que é necessário necessária uma via de mão dupla, na qual deve-se aumentar de um lado os investimentos e de outro a divulgação de ONGs e projetos sociais que utilizam-se do esporte para que o equilíbrio na sociedade seja alcançado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |