A prática esportiva não é algo que surgiu no mundo contemporâneo, é um feito que data de muitos anos atrás, (.) convém-se citar o seu berço, “A Grécia Antiga” ,que com seus jogos incentivava homens a permanecerem fortes e ativos para guerra, através da prática esportiva, e mais tarde viria a originar uma olimpíada que, por conseguinte, ultrapassaria os anos se aperfeiçoando até chegar a esta proporção da qual temos ciência atualmente.
Atualmente o esporte vai muito além dos olhos de uma torcida pelo seu time ou jogador favorito, a prática deste proporciona às pessoas melhor qualidade de vida em vários aspectos, como: Redução do estresse, elevação da autoestima, regularização do sono, melhores taxas do bom colesterol (HDL), redução de peso e ganho de massa corpórea, até pessoas que têm depressão melhoram seus humores após a prática esportiva. A sedentarização é algo comum na nossa sociedade moderna, na qual muitas pessoas vivem com pressa e seguindo uma rotina de trabalho ou estudos intensa, (.) é importante definir prioridades, e não há prioridade melhor que a saúde e o bem estar do indivíduo.
Podem-se adquirir ensinamentos valiosos no meio esportivo, tais como a cooperação que faz pessoas sem vínculo algum produzirem laços e virarem uma família, capazes de defenderem uns aos outros em prol do mesmo ideal. Não se deve pôr a rivalidade acima de uma competição saudável, a integração humana é essencial para uma boa convivência, seja qual for o meio de atuação. As competições internacionais despertam o nacionalismo na melhor forma de amor ao seu país e a à sua cultura, e também dão a possibilidade de ver toda a diversidade dos outros países, como se pôde ver nas olimpíadas 2016. Segundo dados resoluções da UNESCO, a Constituição Federal do Brasil (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente, expõem que a prática esportiva deve ser assegurada a todos os jovens e crianças, pois além de ajudá-los na coordenação motora, os trazem benefícios físicos e melhoram suas relações sociais com outros jovens.
Portanto, deve-se incentivar o esporte em suas múltiplas faces, promovendo projetos de inclusão de jovens carentes a tais práticas, incentivando o esporte na educação pública e privada do Brasil e promovendo a igualdade de gênero neste meio, pois não se deve haver desigualdade entre pessoas que se esforçam e dão tudo de si por igual, (.) com a ajuda de todos, pode-se construir campeões e, acima de tudo, pessoas melhores e perseverantes que lutem não só pelo seu time ou país, mas acima de tudo pelos seus sonhos.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com boa argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |