O esporte não é apenas uma forma de exercitar o corpo, mais mas sim uma ferramenta de inclusão social, pois aproxima o indivíduo à a outros, fazendo com que esses interajam de forma positiva para o bem da sociedade. A prática do esporte ajuda a retirar pessoas da marginalização, e o Governo, sabendo disso, não investi não o necessário na educação, desporto e lazer.
O acesso à escola, onde o jovem pode dar inicio na a sua formação social, é de suma importância para a sociedade, porque contribui pra inserção de um cidadão melhor, visto que nela é desenvolvida através da prática esportiva a união em grupo, comunicação e coleguismo. Os países que têm investimentos com maior foco na educação possuem menores índices de violência e maiores números de jovens inseridos no esporte, exemplo se vidência evidencia em países como a China, Rússia e Alemanha.
A união da educação e esporte sinaliza crescimento e desenvolvimento sociocultural em um país, sendo o esporte uma atividade não apenas física, mais mas também mental, onde adicionamos a à memoria relações sociais de companheirismo, fazendo com isso o meio onde vivemos melhor, sem muita violência.
Portando Portanto, deve-se lutar pelo direito de todos á à educação, de onde da qual o esporte faz parte, tornando este, uma ferramenta necessária para inclusão e o melhoramento do ser humano como cidadão, (;) e exigir do Governo maiores investimentos e fiscalizações fiscalização na área da educação, desporto e lazer, evitando assim que os jovens afastem-se do meio social e caiam na marginalidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos mal elaborados e confusos. Releia antes de enviar. Além disso, o foco no que o esporte ensina foi praticamente deixado de lado. Cuidado com o tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |