O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, e em competições mundiais sempre ocupamos lugar de destaque, mas além do privilégio de estar entre os melhores, a prática esportiva traz inúmeros benefícios físicos, mentais e sociais, visto que o esporte é uma forte ferramenta para manter o corpo em movimento, livrando-se assim livrando-o do sedentarismo, e é também uma forma de socialização , pois é praticada praticado em grupo.
Sabe-se que a prática esportiva constante proporciona, além de um condicionamento físico e manutenção da saúde, valores importantes para a formação da cidadania como o autoconhecimento, respeito às regras e companheirismo, valores que fazem do esporte uma forte arma social, principalmente para jovens em formação. Porém, a falta de investimento em dependências esportivas, sobretudo nas escolas, inviabiliza a sua prática e prejudicam a formação de milhares de jovens brasileiros. Além disso, a supervalorização do futebol prejudica a popularização de outros esportes e acaba afastando aqueles que não se adaptam a à prática futebolística.
Sendo assim, é indispensável usar o esporte como arma social, pois ele ensina valores fundamentais para o convívio social. Contudo, é necessário que o governo invista em aparatos poliesportivos, para a prática e divulgação de vários esportes, tanto nas escolas quanto em bairros carentes(.) associado a isso, é importante investir na formação profissional do educador físico, para que esse ensine as diferentes modalidades e os verdadeiros valores contidos no esporte, usando dessa arma para a formação do caráter e promoção da cidadania.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |