É indiscutível que a prática esportiva é uma ferramenta que nos traz muitos aprendizados. São desenvolvidas habilidades emocionais e físicas, beneficiando não só o praticante, mas, também, a sociedade. Contudo, o sedentarismo ganha cada vez mais adeptos, sendo considerado uma das doenças do século.
Diante de um momento no qual o mundo vive uma onda de xenofobia, racismo e preconceito, o esporte contrapõe-se, pois contribui para a formação de valores, socialização e desenvolvimento humano.
Vale lembrar, a mensagem da cerimônia de abertura da olimpíada Rio 2016, onde na qual o tema central foi a história do povo brasileiro, mostrando a positividade da imigração. O A Rio 2016, também, entra na história por ser a olimpíada com mais atletas homossexuais, sem mencionar o destaque feminino nos jogos.
Portanto, o incentivo para a prática esportiva deve começar em casa. As escolas, devem proporcionar atividades físicas diárias extracurriculares e o governo criar programas, com parcerias público-privadas, para que os trabalhadores saiam do sedentarismo e exercitem-se, obtendo, assim, uma qualidade de vida melhor.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao emprego devido de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma argumentação mais aprofundada e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |