Além dos benefícios para a saúde, a prática esportiva também oferece oportunidade de inclusão social, resgatando da marginalidade milhares de pessoas.
Várias iniciativas de formação de esportistas tem dado resultado, revelando talentos do esporte como a medalista de ouro, Rafaella Silva, moradora de uma comunidade pobre da cidade do Rio de Janeiro, que através de uma organização não governamental, iniciou seus treinamentos no judô, aos oito anos de idade. (,)Sendo salva da marginalidade que a cercava.
Além de revelar talentos esportivos, o esporte tem papel fundamental para a formação de cidadãos através de valores como a disciplina, respeito ao próximo e peserverança na busca de objetivos.
Para que o esporte alcance um número maior de adeptos e seus efeitos se multipliquem na sociedade, é necessário que o Estado invista tanto nas escola quanto nas comunidades, em locais adequados para as práticas esportivas,estimulando o desenvolvimento de cidadãos mais comprometidos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém superficial. É possível explorar melhor elementos que tornem a discussão mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |