- Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 12/08/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Olimpíada é o maior evento esportivo do mundo. com sua sede este ano é no Brasil.Desde sua origem na Grécia Antiga até os dias contemporâneos ,vem promovendo integração mundial,estímulo a à prática esportiva, proporcionando melhor qualidade de vida,além de ser um meio de inclusão social.

De acordo com Adolf Hitler* ‘’A batalha esportiva desperta as melhores virtudes  humanas’’ O desporte é uma  das melhores ferramentas da de promoção da paz entre os povos, de  formação de valores e meio de inclusão social,visto que está ao alcance de todo cidadão. A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras,limitações e respeito às diferenças.

Esses são alguns dos efeitos positivos advindos do esporte, porém,uma pesquisa realizada pelo Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) mostra que 45,9% da população brasileira é sedentária,o que pode influenciar no surgimento de doenças, entre elas obesidade e problemas articulares. O papel do exercício físico atua tanto na prevenção, assim como no seu tratamento ,possibilitando uma vida saudável.

Nesse âmbito,percebe-se a importância da prática esportiva na formação do cidadão, bem como seu papel de inclusão entre diferentes povos e culturas.Ademais, faz-se se necessário o desenvolvimento de projetos do Governo que estimulem o esporte nas escolas como instrumento auxiliador no processo educacional e formação integral do indivíduo. Some-se soma-se a isso,campanhas na mídia que estimulem a prática de exercícios físicos.Dessa forma, o esporte, aliado a à educação, pode ser um caminho de transformação  da sociedade.

Comentários do corretor


*Não pega bem citar Adolf Hitler, ainda que sua citação, fora de contexto, faça sentido. Pela história da 2ª Guerra Mundial, em respeito a todas as vítimas, é melhor evitar citações de figuras como ele.

Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva. Atente-se, no entanto, à observação acima e ao cuidado com as fontes a serem citadas.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200