Que a prática esportiva traz uma série de benefícios para a saúde física e psicológica do ser humano, todos já sabem. O que muitos esquecem é que além de desenvolver hábitos saudáveis, prevenir doenças e estimular hormônios que proporcionam sensação de prazer, a prática esportiva contribui para a formação dos valores de um indivíduo.
Por meio do esporte, podem-se podem se desenvolver princípios como o espírito esportivo, companheirismo e disciplina, por meio das vitórias e derrotas pelas quais os atletas passam. (,) Bem como, a inclusão social, principalmente relacionada à igualdade de gênero e à diversidade cultural étnico-racial. Visto que a socialização proveniente dessa prática permite o contato entre os mais variados povos, sujeitos às mesmas atividades, o que revela a capacidade igualitária que os permeia. (,) De modo a garantir ao esporte a difusão da cultura da paz e do respeito ao próximo.
Ainda que digam que as competições podem ser disseminadoras de danos à índole dos participantes, devido ao desejo de ganhar a qualquer custo, deve-se salientar que não é uma regra que cabe a todos os envolvidos. Muito além disso, a prática esportiva é responsável por permitir a mudança de vida de uma série de pessoas, principalmente oriundas de comunidades carentes. Hoje o esporte é um caminho alternativo para aqueles que estão sujeitos a à vida da criminalidade.
Enfim, a prática esportiva não se limita ao superficial, ela atua como um caminho alternativo em meio ao que vivemos. Contudo, é preciso desenvolver novos meios para colocá-la em prática, com o intuito de acabar com a difusão de aptidões negativas. Como um festival de esportes em que o foco não seja a competição, mas sim o trabalho em equipe, a luta por uma causa humanitária de alcance global que culmine em benefícios reais para a comunidade humana.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância e à regência verbal, ao emprego da crase e ao emprego devido de conectivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar um pouco mais dados e fatos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |