Portes* de armas pela sociedade civil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 22/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

O porte de armas pela população é uma ideia defendida por várias pessoas que acreditam que esse direito fará com que a violência do Brasil diminua.Há outros argumentos que são utilizados para tentar implantar essa lei no Brasil,pois,acreditam que,portando-se uma arma,a vítima pode se defender dos vários tipos de violência a que estamos sujeitos.

Portar armas é necessário para que possamos nos defender das diversas ações praticadas pelos criminosos e,também,das diversas ações praticadas por pessoas que possuem o porte de arma e as usam para se tornar superior a nós,como,por exemplo,os policiais que abusam de seus direitos e violentam a população,sem que haja motivo.Várias ações das pessoas que possuem o porte de armas são ocultas,destarte,aumenta-se a violência,pois não há métodos que possam ser utilizados pelas vítimas para se defenderem.

Umas das partes mais importantes para se analisar ,antes que o projeto fosse** seja implantado,é a parte do uso,restrição e maneira pela qual a população iria usar as armas.Não se pode liberar o acesso a toda população e nem o uso de todas as armas,pois o cidadão deveria estar respeitando todas as leis do país,sendo assim,não poderia dar o acesso de armas às pessoas que estão envolvidas em processos criminais e às que não possuem capacidades psicológicas suficientes para utilizá-las.Deveria-se analisar qual o tipo de arma que a população poderia utilizar,sendo proibido a utilização de armas de grande porte e armas que são de uso exclusivo do exército.

Seria necessário haver treinamentos para as pessoas que não as sabem utilizar utilizá-las,visto que devem ser de fácil acesso para todos cidadãos que pudessem portá-las.Os lugares (em) que seriam permitido o porte,deveriam ser analisados cuidadosamente,já que seria um erro gravíssimo se as armas fossem permitidas em locais em que há grande ocorrência de confusões,brigas e perda da consciência(,) como,por exemplo,bares,baladas e festas.

O porte de armas é um direito que exige responsabilidade do cidadão.Uma boa fiscalização e a obediência da população evitariam problemas que,futuramente,podem ser incontroláveis,como,por exemplo,o genocídio.Todos que as portassem deverão deveriam estar cientes de que seus atos podem acabar com vidas inocentes.Portanto,caso haja organização,a utilização de armas pela sociedade civil será um direito que contribuirá para a diminuição da violência e afastará os adversários e as ameaças àqueles que querem contribuir para o melhor futuro do Brasil.

Comentários do corretor


*Porte de armas

** Que projeto? Contextualize melhor o leitor.

Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentação bem desenvolvida para a defesa do ponto de vista, mas falta explorar um pouco dados e fatos atuais e pertinentes sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200