Uma aprovação necessária - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 19/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    O uso de armas de fogo pela população civil sempre esteve presente na pauta das discussões. No Brasil, tramita no, Congresso Nacional, um projeto de lei que torna mais fácil o acesso a essas armas. Nesse âmbito, percebe-se que para permitir a posse de armas pela sociedade civil(,) é necessário são necessárias medidas de controle para evitar o seu uso indevido.

    Atualmente, a falta de segurança e os altos índices de violência causam temor a à população, ocasionando sensação de impunidade e medo de sair de casa. Com a aprovação da lei que garante acesso mais brando às armas de fogo, o indivíduo adquire mais segurança para realizar suas atividades, tendo em vista o direito de defesa que a arma lhe garante, caso haja violência no meio do caminho. Entretanto, é necessário que, para legitimar a posse de arma para um indivíduo da sociedade, é preciso haja a realização de vários testes para garantir que o mesmo esteja apto para adquirir a posse. 

    A utilização de armas por quem não possui capacidade mental de responder pelos próprios atos acaba gerando crimes, muitas vezes sem pretensão. Por exemplo, pode-se citar a tentativa de homicídio contra a apresentadora Ana Hickmann e seus familiares, em Maio de 2016, por um fã que possuía uma arma de fogo. Devido a esses fatores, o controle para quem possui o porte de arma de fogo e a fiscalização do seu comércio ilegal devem ser realizados de forma efetiva(,) visando impedir casos como esses. 

    Portanto, a adoção de medidas que visem a fiscalização rígida para quem adquiri adquire o porte de arma se torna necessária. Primeiramente, o governo deverá ofertar o uso de armas apenas por pessoas que saibam usar, sem ocasionar riscos a à sociedade. Além disso, deverá realizar testes psicológicos para evitar a posse de arma por indivíduos com problemas mentais que poderá poderão utilizá-la de forma maléfica em momentos de surto. Já a sociedade deverá exigir mais segurança ao governo na tentativa de diminuir o número de criminosos que possuem armas. Adotanto essas medidas(,) a sensação de segurança ao sair de casa deixe deixará de ser utopia para a sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase, à concordância verbal e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor dados sobre o assunto para embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200