- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 16/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao longo da história, as primeiras armas de fogo criadas tinham como principal objetivo a ajuda dos soldados em guerra, (.) no entanto(,) sua função foi mudando de contexto no decorrer do tempo, e atualmente elas são uma das principais causas de homicídios no mundo, levando em à questão se a liberação do porte de armas pela população civil é uma proposta eficaz ou não para diminuição de tais índices, especialmente no Brasil(,) (em) que há 12 anos o porte de armas é proibido restrito.

Os primeiros indícios do surgimento da arma de fogo portátil foram durante o século XV, criada para os soldados como forma de proteção e criação e de táticas aos seus exércitos, fazendo com que essas armas tivessem grande importância para as guerras enfrentadas nesta época. Mesmo com o fim das guerras(,) em meados do século XX(,) este objeto continuou a ser um atuante na sociedade mundial, causador de milhares de mortes, como o caso que aconteceu recentemente em uma boate gay na cidade de Orlando(,) nos Estados Unidos(,) que matou aproximadamente 49 pessoas. Logo após esse atentado(,) o atual presidente do país(,) Barack Obama(,) pretende dificultar a venda de armas, pois seu porte é legalizado a todos os cidadãos do país, (.) tal fato leva em à discussão (de) qual proposta é a mais eficaz(,) a liberação ou proibição do porte de armas para reduzir o número de óbitos dado por este meio.

No Brasil(,) esta discussão está tendo grande repercussão, pois o porte de armas é proibido restrito desde o ano de 2003(,) através do estatuto de controle de armas, e entre os anos de 2003 e 2004 houve uma queda significativa no número de casos reportados, sendo que antes deste estatuto este número só vinha aumentando. No entanto(,) a partir do ano de 2015(,) houve uma proposta de desarmamento que libera a todos os cidadãos o porte legalizado deste objeto(,) levando em conta a defesa pessoal da população, porém se esta proposta entrar em vigor os índices de criminalidade e mortes poderá poderão aumentar bruscamente, como ocorre nos Estados Unidos.

Logo(,) é evidente que a arma conteve um papel importante na história, mas atualmente ela vem sendo cada vez mais letal para a vida da humanidade, e a melhor forma de minimizar tal empecilho seria a proibição do porte deste meio em todos os países, (.) as polícias (devem) fiscalizarem e tomarem medidas eficazes contra o contrabando deste objeto(,) e condenando aqueles que matam com o mesmo, pois a segurança não está portando em portar uma arma letal, assim só causará mais mortes.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão e coerência.

O texto aborda o tema proposto, mas há afirmações que não são verdadeiras, como a proibição (na verdade é restrição) e a liberação (na verdade os requisitos se tornarão mais brandos, mas nem todos os cidadãos terão livre acesso legal às armas). Essas falhas denotam que é necessário ler os textos de apoio e pesquisar o tema proposto com mais atenção.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200