- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 12/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

  No ano de 2003, tramitou um projeto no Congresso Nacional brasileiro, cujo o seu teor era à a liberação do porte da arma de fogo para à sociedade civil, o qual foi aprovado pelo plenário, porém ele foi rejeitado pela consulta popular. Diante disso, esse projeto voltou a ser debatido no Congresso Nacional, juntamente com o plenário, mas o mesmo terá algumas alterações. No entanto, a criminalidade já está aumentando no Brasil(,) e com a permissão do armamento de fogo(,) ela irá crescer gradativamente.

  Além disso, veicula-se em meios de comunicação roubos com a utilização do revólver, o que é ilegal no país para pessoas que não são registradas. Porém(,) se a vítima(,) durante um assalto(,) estivesse armada(,) ela poderia tentar atirar no assaltante, isso poderia ocasionar a morte dele, ou de ambos. Dentro dessa perspectiva, vemos também o aumento da criminalidade no Brasil, porque muitos cidadãos estão envolvidos com ela, alguns desses são menores de idade. Outro fator importante é o crescimento da discriminalização discriminação social, da homofobia, etc. Pois existem grupos homobóficos na nação brasileira, os quais torturam e matam homossexuais.

  Diante disso, em determinados países o uso da arma de fogo é permitido, no entanto, os indivíduos têm que serem registrados, cita-se: os Estados Unidos, esse que recentemente sofreu um atentado dentro de (uma) boate LGBT, ocasionando que ocasionou a morte de aproximadamente 50 pessoas e, deixando mais de 47 feridos. Todavia, há nações que não permitem o uso do revólver, (por) exemplo: a Áustria. Ainda mais, há políticos que apoiam a permissão da arma de fogo para o povo brasileiro, pois alguns deles se baseiam no fato de que a população poderá se defender, ou seja, provavelmente os homicídios irão aumentar, porque os brasileiros possivelmente vão atirar num bandido para se proteger.

  Portanto, o governo federal pode exibir documentários explicando as causas e consequências da liberação da arma de fogo no Brasil, como também, quais são as alterações desse projeto. Entretanto Concomitantemente, o governo federal deve investir nas campanhas de diversidade de gênero, cultural, religiosa, racial, entre outras, juntamente com as instituições privadas, caso para que haja uma redução da violência em todo o contexto social, ou seja, quando todos se respeitarem, independentemente de concordarem ou não com a opção sexual de alguém, mas o respeito sim, esse é crucial. Depois disso, ele poderá (ser realizada) realizar uma consulta popular no país, pois a aprovação ou rejeição desse planejamento afetará o povo brasileiro.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à coesão frasal e ao emprego de pronomes relativos e conjunções.

O texto aborda o tema proposto, porém falta um pouco de objetividade e uma argumentação mais baseada em dados concretos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200