O porte de armas pela população civil é uma questão que divide opiniões. Há quem acredite que armas de fogo podem ser eficientes objetos de autodefesa e, também, os que creem que inundar a sociedade com elas não é o melhor caminho. Apesar do debate, na atualidade, os fatos indicam que aumentar o acesso às armas não traz segurança à população.
Facilitar o acesso a elas é elevar o índice de mortes. Nos EUA, por exemplo, onde o porte é legalizado, o índice de mortes a tiro é o maior do mundo. Recentemente, Barak Obama, atual presidente do país, manifestou sua preocupação em relação ao tema, considerando dificultar o acesso da população estadunidense às armas de fogo.
Já no Brasil, a lei que deseja revisar o Estatuto do Desarmamento, é falha e ignora aspectos importantes. De acordo com a atualização, qualquer cidadão que tenha requisitos mínimos pode adquirir uma (arma), inclusive quem responde por homicídio ou tráfico de drogas. Além disso, estima-se que no país 3,8 milhões de armas de fogo estejam nas mãos de criminosos, (.) permitir o porte pode fazer com que essas pessoas tenham mais facilidade em usá-las.
Em suma, pode-se concluir que o porte de armas é perigoso e não deve ser incentivado. Como alternativa, o governo pode intensificar a segurança pública, para que(,) assim(,) ninguém precise se armar para se sentir seguro. A educação e a mídia também podem contribuir, conscientizando a população sobre os efeitos negativos de uma sociedade em que armas são legalizadas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com boa argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |