O uso de armas de fogo pela população civil é uma questão polêmica, envolvendo lados positivos e lados negativos. Atualmente, a lesgilação legislação brasileira dificulta o acesso de a armas de fogo pela população, embora como em qualquer outra situação, pessoas fora da lei acabam tendo acesso a armas. A restrição ou permissão de armas de fogo pelas pessoas poderia ser um ato de incitação ao crime, ou olhando por outro lado, seria uma maneira de dá dar segurança para uma grande parte da população brasileira.
Nos dias atuais(,) o que mais se vê nos noticiários são massacres realizados por pessoas com arma de fogo, e isso poderia ser enxergado (como sinal) de que algo está errado, ou seja, seria necessário dificultar o acesso das pessoas a armas de fogo, pois embora muitas pessoas poderiam usar para se defender, para manter-se em segurança, outras pessoas usariam de forma negativa, aumentando a taxa de criminalidade.
Para ter posse de uma arma é necessário que haja treinamento específico do portador para saber usá-la, e haver o reconhecimento de o porquê aquela pessoa querer ter acesso a uma arma de fogo, sendo que as pessoas podem mentir em relação a isso, e tendo como resultado o aumento da violência, elevação da taxa de mortes, entre outros.(,) Havendo levando a uma desorganização social.
Observando que o lado de negativo da liberação de armas de fogo pela para a população é grave, é necessário que continue havendo dificuldade para as pessoas terem acesso a armas. (,) Pois, é algo que põe em risco a vida de outras pessoas, e até mesmo do portador da arma. Portanto, o uso de armas pela população civil deve ser encarado como algo que não é fundamental para manter a organização social de uma população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso devido de pronomes e conectivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, fazendo uma análise de argumentos pró e contra e demonstrando firmeza na posição escolhida. No entanto, é possível explorar melhor dados e exemplos cotidianos que ajudem a embasar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |