Em qualquer país os seus cidadãos têm direitos e deveres, o mesmo ocorre com o uso de armas de fogo pela população civil. Esse fato possui suas causas e consequências.
Nos últimos anos, os noticiários possuem diariamente alguma manchete sobre a violência, o que ela gera nas vítimas e em suas famílias, amigos. Um argumento para o uso de armas de fogo pela população é o crescimento dos atos de violências e o uso desse instrumento que pode matar como uma forma de segurança. No Brasil, por exemplo, existe uma lei que é rígida para o porte de armas de fogo, mas há um projeto de lei no Congresso Nacional que deixa mais branda (a aquisição) do porte dessas armas, em tal projeto uma pessoa que responde por homicídio pode ter legalmente uma arma.
Como consequência, em um contexto em que parte da população está chocada com o aumento da violência, principalmente dos atos terroristas, que está em pauta restringir ou não o uso de revólveres, espingardas, escopetas pelos civis. No Brasil, como já citado, o novo projeto de lei pode deixar mais branda brando o acesso legal as às armas de fogo, mesmo para quem possui antecedentes criminais, mas será que esse indivíduo possui psicológico para ter tal objeto mortífero¿ ? No mês passado um homem nos EUA invadiu uma boate gay em Orlando e provocou o maior número de vítimas em um atentado com arma de fogo, esse sujeito tinha a posse legal da arma. É notável que os EUA apresentem muitos casos de mortes por armas de fogo, nesse país andar armado é um direito constitucional, podendo o cidadão comprar esse objeto em supermercados, por exemplo. Também, em tal país é comum crianças conviverem com armas de fogo, elas podem ter aulas de tiros, jogos que ensinam isso.
É evidente; portanto, cada nação tem sua lei sobre o uso de armas de fogo, mas o crescimento da violência gera um aumento no debate de leis mais brandas sobre o porte de armamentos pela população civil. Entretanto, o porte de armas pode gerar mais atos de violência, existe também, a falta de preparação psicológica para seus usos. Por isso, o Estado deve investir mais em segurança pública, deixando(,) assim, o cidadão mais protegido e zelado. A escola deve desde os primeiros anos das vidas das crianças, ensinar a elas sobre as responsabilidades do uso de armas de fogos, o que elas podem trazer como consequências se mal usadas.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto e faz referência a acontecimentos atuais sobre o assunto, no entanto seu posicionamento quanto à questão não ficou claro. Desenvolva melhor a conclusão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |