Há indiscutivelmente diversos fatores (que) corroboraram para que o processo de desinformação histórica tenha se tornado um problema. Sobretudo, diante do cenário de crise política no qual o Brasil se encontra, muitos, devido à falta de conhecimento histórico e informações com embasamento científico, tornaram-se formadores de opiniões e críticos das verdades alheias. Entretanto, existem aspectos capazes de contornar tal conjuntura: o acesso simples e prático as às informações e uma educação voltada à formação do saber são alguns fatores que minimizariam essa problemática.
É importante pontuar, de início, que o estudo da história se fez presente em nosso cotidiano para explicar a formação de cada sociedade em seu habitat. No entanto, diante da era da tecnologia e da procura por informações fáceis e rápidas, a humanidade limitou-se apenas a à basicidade da informação. Por isso, atualmente, observamos a crescente violência por racismo, xenofobia ou intolerância motivadas pela falta de conhecimento histórico, cultural e social de um determinado corpo social.
Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman ratifica o pensamento de aristotélico: “ Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que as afligem”. Dessa forma, as universidades devem se empenhar em encontrar soluções eficazes para capacitar o indivíduo a uma reflexão crítica e respeitosa e dialogar com a sociedade, pois assim funciona em países como os Estados Unidos, Japão e China.
É prudente, portanto, que haja uma conscientização individual sobre o seu papel na sociedade, refletindo sobre valores, buscando estabelecer uma capacidade crítica fortalecida com fatos e informações irrefutáveis, com o intuito de não cometer os mesmos equívocos de outrora. A comunidade acadêmica, por sua vez, deve estabelecer pontes de acesso ao conhecimento para formação do ser social, como forma de atenuar a desinformação, afim a fim de estabelecer uma maior tolerância e civilidade. Afinal, como afirmou Protágoras, o homem é a medida de todas as coisas.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à regência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |