A falta de conhecimento histórico reflete diretamente no nosso cotidiano,principalmente no atual cenário político,marcado pelo preconceito contra a liberdade de expressão que cada cidadão possui.É de fundamental importância que conheçamos a história do nosso país,do meio em que vivemos para que possamos recorrer(,) por meio desse estudo(,) formas de solucionar os problemas da sociedade.
A formação de cada povo se dá através da experiência,o passado é essencial para compreendermos o modelo de vida de um determinado povo(,) tais como: sua característica e estruturação político-social.Ao analisarmos as consequências que tiveram as gerações anteriores(,) podemos extrair conceitos que auxiliem as perspectivas para o futuro.
Vale salientar que a desinformação histórica leva o homem a seguir o censo comum(,) sendo alienado por convicções alheias (e) desprezando sua liberdade individual. Além disso(,) é capaz de obstruir seu conhecimento de mundo como o valor que cada grupo social exerceu (e) que contribuíram contribuiu em muito para o desenvolvimento do nosso país,independentemente de sua origem e classe, provocando sua estranheza a certos hábitos,culturas,tradições , (.) exemplos disso é a violência motivada por xenofobia e racismo.Tais grupos foram necessários para a construção de um sistema em que o indivíduo está inserido. A escravidão foi uma das mais importantes e significativas experiências históricas desenvolvidas ao longo do Brasil Colonial. A inserção da ciência da história nas escolas possibilita a formação de conceitos próprios,auxiliando na sua formação efetiva enquanto cidadão brasileiro.
Desse modo(,) ao tomarmos conhecimento do nosso passado(,) temos a oportunidade de expor novas ideias e confrontar o pensamento ideológico. Os brasileiros têm o papel de participar ativamente da vida política da nação(,) visando uma sociedade democrática mais justa e igualitária e(,) juntos(,) apontar o melhor caminho para o Brasil seguir.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |