Lente Divergente - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 17/05/2016

Status:

Corrigida
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Ao abrir o dicionário e procurar a definição da palavra história,encontra-se: E a ciência social que estuda o passado da humanidade.No entanto,essa visão é um pouco míope ao não enxergar que isso é apenas a ponta de um iceberg,que esconde o quão esclarecedora sobre os dias atuais ela pode ser.

Vale ressaltar,primeiramente,o paradoxo que é (a) desinformação histórica hoje.enquanto,em tempos de regimes totalitários a informação era dada por uma via única,ficando mais fácil entender o porquê das pessoas daquela época e seus descendentes serem mais “cabeça fechada’.,nos dias atuais(,) mesmo com a globalização e(,) conseqüentemente(,)  a enxurrada das informações,continuamos perdidos,só que agora(,) ao invés´s de uma saída,temos uma progressão geométrica de possibilidades,que(,) assim como nos dias de ontem(,) resultam em conseqüências nada satisfatórias para a sociedade.

  Como resultado disso, pode-se analisar exemplos(,) dos mais famosos até anônimos(,) dos prejuizos  da falta de informação histórica no mundo.Quando Malcolm x(,) ao se referir a à mídia(,) disse basicamente que “...Eles(mídia) tem o poder de transformar heróis em vilões e vilões em heróis...” é um mau arquétipo da via única de informação.Enquanto na contemporaneidade,mais especificamente a brasileira,vivemos um “Fla X Flu”  político com acusações baratas e cheias de achismos ao invés de discutir como superar o momento ruim do país.

Fica evidente, portanto, que ainda há uma deficiência visual na sociedade(,) referente à desinformação histórica. Nesse sentido, parcerias entre o governo (Ministério da Cultura) e iniciativa privada (devem ser firmadas), a fim do incentivo de incentivar a leitura.Em que o primeiro faria uma triagem de títulos e temas relevantes, oferecendo redução de impostos a esse tipo de literatura.Ao mesmo tempo em que, na educação de base a partir da escola(,) conceitos bem condensados de sociologia e filosofia podem ser uma boa medida profilática para combater essa “doença”(.)   

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao emprego da crase e à coesão verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto, é necessário desenvolver uma escrita mais coesa e correta, para que o texto seja bem desenvolvido. Evite também o uso de primeira pessoa em textos dissertativos, que devem ser impessoais.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente