A história trata-se de é o conjunto de acontecimentos do passado, que refletem no nosso presente. O conhecimento do processo histórico é indispensável para os indivíduos, porque leva ao desenvolvimento do senso crítico, (.) porém(,) contraditoriamente, a sociedade não tem apresentado muito interesse em conhecê-la ou aprofundar seus conhecimentos em torno dela.
O desenvolvimento das tecnologias tem prendido cada vez mais a atenção da população, nas mais diversas faixas etárias. A história não só promove o desenvolvimento de ideais como leva ao entendimento das culturas, crenças, das diferenças entre os países e o conhecimento político. Principalmente diante do cenário político que se encontra o país, com uma deficiência na economia e sendo vítima de uma série de escândalos.
A falta de conhecimento, perante os fatos já acontecidos ocorridos, pode trazer uma série de efeitos, que mais adiante irá refletir e trazer implicações futuras, além de contribuir na repetição dos equívocos já cometidos. Os casos de xenofobia, as desigualdades sociais, os preconceitos, nas suas mais variadas formas, são um resultado do desconhecimento histórico. Um bom entendedor do processo histórico tem a capacidade de argumentar e articular soluções para um determinado problema.
O saber histórico é uma memória guardada para sempre das civilizações, nas formas de vida e modos de comportamentos. Muitos avanços, técnicas e ideias hoje são utilizadas, foram desenvolvidas a partir do conhecimento histórico. É de extrema importância à a conscientização da sociedade quanto a à sua significância para coletividade e o seu conhecimento, porque é por meio dela que se norteiam as condutas humanas, para se evitar falhas, obtendo melhorias necessárias. O conhecimento histórico conduzirá ao progresso!
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |