Quando o assunto de uma conversa é história(,) muitas vezes surgem questões sobre a importância de estudá-la; sobre a importância de conhecer a história do país onde vive-se, da cultura, da humanidade.
A história estuda as ações do ser humano através do tempo. Assim, pode-se compreender a sociedade de uma forma mais ampla. Descobre-se quais as bases em que a organização social foi estruturada, os preconceitos, como a política se desenvolveu, quais os problemas enfrentados, etc.
Diante da utilidade da história de um país interpretada de modo coerente e despida de princípios que visam distorcer o real, diversas informações são extraídas que vão orientar os indivíduos quando estes se depararem com situações que exijam o conhecimento desta são extraídas. Então, essa ciência é um alerta, um meio de conscientização presente no dia-a-dia.
Portanto, quando um indivíduo não conhece a história(,) perde também partes da própria identidade, e poderá cometer equívocos que seriam evitados se este se propusesse a ir a fundo no estudo das ações sociais, e dessa forma não aceitar ‘fatos’ que são impostos como verdadeiros e verídicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à objetividade na construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |