Conhecer o mundo que o cerca é imprescindível para um povo conduzir a sociedade em que vive para um caminho de prosperidade. Nesse contexto, o conhecimento da própria história, e também do mundo, é essencial no modo de pensar e nas escolhas a serem feitas. Infelizmente, é algo que falta aos brasileiros.
Através da história, estudam-se os grandes acontecimentos do passado, os erros e acertos de cada época. De posse desse conhecimento, uma pessoa poderá analisar melhor as informações que recebe e terá mais subsídios na tomada de decisões. Assim, as lições do passado permitem compreender melhor o presente e planejar um futuro com bases mais sólidas.
Entretanto, o nível educacional da maioria dos brasileiros é baixo. Por isso, ele tem um conhecimento muito superficial de história, o que prejudica sua compreensão de mundo. Pessoas assim são mais facilmente influenciáveis pela opinião de outros. Como não têm subsídios para analisar as informações que recebem, aceitam o que ouvem de pessoas próximas ou das mídias sociais, sem conseguir fazer uma análise crítica. Por isso o ensino de história é imprescindível para se formar um povo pensante, com senso crítico e que possa traçar o próprio caminho, impedindo(,) assim(,) que uma minoria mais culta aja em benefício próprio, ignorando a maioria da sociedade.
Portanto, o conhecimento de história é muito importante para a formação de um indivíduo. Assim, cabe a cada um buscar esse conhecimento, para que possa avaliar melhor o caminho a seguir, evitando influências que o leve a tomar decisões equivocadas, baseadas em ideias de outros.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à repetição desnecessária de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível estruturar o texto de forma mais objetiva e com mais exemplos que ajudem a contextualizar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |