População desinformada - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
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Nossa população está cada vez mais desinformada e acomodada com este fato, muitas pessoas não estão preocupadas em saber das coisas, outras são totalmente dominadas pela mídia. De ambas as formas há a privatização da informação, caracterizando muitas consequências para a nossa sociedade.

De maneira proposital ou não, no nosso país há diferentes exemplos dessa prática, quando, por exemplo, restringem certas informações para determinadas pessoas ou empresas ganharem méritos, seja para serem eleitas ou para continuarem em altos cargos de maneira que essas não mereçam esse valor por erros ou por qualidade inferior. Outro exemplo foi a epidemia do zika virus, dengue e chikungunya, que até hoje há incertezas sobre essas doenças e seu transmissor, apesar de alguns fatos esclarecidos há um considerável número de pessoas que estão desinformadas sobre a doença de uma maneira geral(,) assim como na época da febre amarela.

Não sabermos determinados fatos históricos só nos leva a um retrocesso, pois, muitas vezes cometemos os mesmos erros dos nossos antepassados(,) e com a falta de informação que hoje nós temos é pouco provável que nossos sucessores farão diferentemente.  Uma informação a mais pode solucionar muitos problemas para todos nós, só precisamos de inconformismo para a desinformação.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas falta "amarrar" bem o texto e a argumentação à proposta principal, que é a importância da história e não apenas a desinformação (que obteve mais destaque).

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente