População às cegas - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 10/05/2016

Status:

Corrigida
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Ter uma posição acerca de questões debatíveis é algo raro de ser ver no Brasil. Percebe-se como a maioria da população possui opiniões padronizadas que são transmitidas, principalmente, pela mídia. Isso ocorre porque uma sociedade que desconhece sua história e os diferentes lados de determinado fato é muito mais propícia a ser manipulada através da hegemonia política e cultural.

Um bom exemplo disso seriam as manifestações de 2013 contra a corrupção e a favor de melhorias no país. Grande parte dos atos foi "maquiada” pela imprensa que tratava os manifestantes como "arruaceiros" e "vândalos". Além disso, as agressões cometidas por policiais que, aliás, são subordinados pelo do governo, sofreram omissão. A mídia faz isso por possuir apoio do sistema político e(,) em troca, manipula o povo para que o mesmo não se torne opositor de seus representantes. Caso a população fosse instruída o suficiente, principalmente, em relação à ditadura no Brasil, no qual algo bem parecido também ocorreu, uma porcentagem gigantesca ficaria a favor dos protestos e refletiria sobre os atos de seus governantes.

Outro acontecimento seriam as ocupações que diversos alunos estão realizando em suas escolas públicas para chamar a atenção do Estado devido as às péssimas condições de estudo que enfrentam. Entretanto, a mídia faz questão novamente de esconder tais precariedades. A população passa a pensar que se trata apenas de um ato de rebeldia, esquecendo-se que há milhares de jovens com mais de 14 anos analfabetos e escolas sem aulas e professores, -  problema que perpassa décadas - já que uma população sem instrução é formada por "robôs" dominados e com um passado que não muda ao longo do tempo.

Logo, o controle sobre as massas é o principal motor tanto para o governo quanto para os meios de comunicação. Porém, a omissão e a manipulação nunca serão ferramentas para o avanço social. Uma educação igualitária e o acesso à a fontes de nossa história, como livros, assim como maiores debates nas escolas sobre a atualidade de nossa sociedade(,) serão as melhores soluções para formação de cidadãos conscientes.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à regência verbal.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente