Conscientização da ignorância - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 10/05/2016

Status:

Corrigida
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A crise socioeconômica em que se encontra o mundo, especialmente o Brasil, vem acarretando inúmeros fatores, como: a fome, o desemprego e a falta de moradia, que são apenas algumas situações vividas principalmente pelas classes mais baixas. Em meio à a esse caos é comum a defensoria defesa de partidos por grande massa da população, que à estes apoiam ou concordam com os ideais.

  Nos últimos anos(,) então, a nação brasileira vem se deparando com a triste realidade de viver sendo oprimida com as consequências das desavenças partidárias. Por um lado, o governo que tenta encobrir a situação, por outro, a oposição que quer de qualquer maneira estar no topo e lança propostas solucionarias de solução para todas as dificuldades. Porém*(,) a historiografia retrata por meio de inúmeros documentos ou artigos falados os fatos acontecidos no decorrer da formação do Brasil.

  Se houvesse então a derrubada das visões populistas e prática da maiêutica socrática (construção de novas ideias), o pensamento popular se alargaria, promovendo uma desvinculação das propostas errôneas e gerando um avanço rumo ao fim da crise. Mas isso só se tornaria possível a partir da busca pelo saber e a desmistificação do político herói.

  Portanto, é evidente que a história tem, acima de tudo, um caráter extremamente informativo e preventor de eventuais repetições de ações que venham a prejudicar o desenvolvimento do país. Para que isso aconteça, o patriotismo é uma premeditação importante, já que, alguém que não tenha amor à pátria não é capaz de tomar uma decisão sadia para esta. O povo é o construtor da democracia e a história é sua maior ferramenta.

  

 

 

Comentários do corretor


* Este "porém" está deslocado, já que a frase que se segue não constrasta com o que foi escrito anteriormente.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar exemplos práticos de como o conhecimento histórico pode atuar na construção da cidadania. Procure sair do senso comum, leia outros textos sobre o assunto e utilize exemplos práticos para ajudar a contextualizar o leitor.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente