A história da história - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 10/05/2016

Status:

Corrigida
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A palavra história é de origem grega e significa “pesquisa”, “conhecimento vindo de averiguação”. Esta é uma das disciplinas principais das Ciências Humanas e, mesmo sendo de grande importância para a humanidade, seu valor não é reconhecido nos tempos atuais, trazendo, por conseguinte, sérios impactos, em sua maioria, sociais.

Geralmente, a história é tratada nas escolas apenas como fatos passados, sendo ensinada de forma superficial. Sendo assim, muitos alunos perdem o interesse e não dão a devida atenção à matéria, ocasionando então a falta de conhecimento histórico.

Essa desinformação histórica acaba por formar pessoas sem senso crítico que, por vezes, são facilmente manipuladas e tomam para si posicionamentos alheios devido ao fato de não possuírem os seus próprios. Além do mais, a sociedade moderna está cada vez mais globalizada, e não saber história pode gerar visões radicais a respeito de culturas e costumes, ou seja, ocasionar uma sociedade cada vez menos empática. Como disse Martha Medeiros: “Colocar-se no lugar do outro não é uma simples gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.”

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desta forma, o Ministério da Educação tem como responsabilidade promover capacitações aos professores, oferecendo-lhes cursos(,) além de incentivar os estudantes a respeito do estudo aprofundado da história, através de palestras e aulas mais interativas.

Em suma, combater a desinformação histórica é necessário e pode trazer inúmeros benefícios como, por exemplo, fazer uma alusão ao passado e evitar que problemas já acontecidos anteriormente se repitam e, especialmente no que tange as às interações sociais, o benefício mais notório é a maior tolerância.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à coesão frasal e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente