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Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 06/05/2016

Status:

Corrigida
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No que se refere a à falta de conhecimento a respeito da história do Brasil, pode-se perceber, uma sociedade alienada aos assuntos que contribuíram para a formação deste, tendo em vista, não só a reiteração de atitudes impensadas no passado, como também os hábitos adquiridos com a modernidade.

Haja vista, quantas lições deveriam ter sido aprendidas com o percurso traçado pelo país até o atual século. Um exemplo a ser citado é a escravidão que se estabeleceu por décadas (na verdade, por séculos) e marcou a cultura brasileira, alimentando um preconceito ainda existente na atualidade. Estes conceitos ainda existem por uma parcela da população que ignora sua origem.

Convém lembrar, a falta de costume dos cidadãos em buscar informações a respeito de seu estado, contribuindo para um quadro de pessoas alheias aos fatos que moldaram a história deste até o momento. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter conhecimento, as pessoas demonstram mais interesse por assuntos banais, do que pelo aprendizado de sua cultura e ambiente(,) que de fato são mais importantes.

Sendo assim, é possível afirmar que com toda a globalização vivenciada, a nação está desligada dos fatos que regem a nossa constituição e utilizando de forma simplista e fútil os recursos do nosso progresso. A população deve, portanto, procurar modificar seus hábitos, reforçar a pratica da leitura de modo que(,) com o passar do tempo(,) faça parte de sua rotina, para que o pensamento estimule novas maneiras de se enxergar a vida. A mídia, por sua vez, precisa melhorar o conteúdo ofertado, a fim de moldar uma sociedade mais culta e consciente do que acontece na atualidade, gerando uma geração mais esclarecida dos acontecimentos.

Comentários do corretor


Atenção ao emprego da crase, à pontuação e à objetividade na escrita.

O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação ficou superficial e repetitiva. Procure explorar uma escrita mais objetiva e rica em exemplos que ajudem a contextualizar o leitor.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente