O estudo e conhecimento da História se faz necessário ao ser humano. Analisar e a história de povos e sociedades antigas é importante não apenas para se obter um pensamento crítico acerca da atualidade, mas também para compreender fatos, e(,) assim(,) evitar que erros parecidos se repitam novamente.
A formação de um pensamento crítico se dá basicamente pelo conhecer. Ter entendimento sobre assuntos como a história do seu país, cultura, organização política e as suas origens dá a capacidade ao indivíduo de compreender a realidade que o cerca e formar sua própria opinião.
A compreensão de acontecimentos que trouxeram prejuízos para a população de um determinado povo é capaz de ajudar a prevenir que eventos semelhantes voltem a se repetir. A título de exemplo, tem-se na esfera política o golpe instaurado em 1964 no governo de João Goulart e a adoção de um sistema militar. Apesar da atual crise existente no Brasil, ter instrução sobre a tortura e a violação dos direitos humanos ocorridas nesse episódio é suficiente para que o povo nunca mais solicite a institucionalização de um governo militar.
Fica claro, portanto, que conhecer a História é imprescindível ao homem. Para que haja a formação de cidadãos com pensamento crítico e impedir que falhas venham eclodir mais uma vez, é necessário que o Poder Público invista não somente no ensino de História nas escolas, mas também na difusão da sua importância em todos os seus aspectos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem contextualizada e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |