Um sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições, mais conhecido como democracia, vem sendo julgado, como acontece em todo ano de eleição mas [ponto final] o Brasil só começou a seguir este [o] meio democrático depois o [do] golpe militar em 1964, onde perceberam que era essencial ter a participação do povo para tal tipo de governo.
Depois de muitos anos as pessoas vêm conquistando os seus direitos, [ponto final] pode-se dizer que o Brasil permite que jovens e adultos expõe [exponham] seus pensamentos, tanto na internet, na mídia [pensamentos tanto na internet quanto na mídia] e até nas ruas, ao contrário do que acontecia no ano de 1964 ?[vírgula] onde [quando] as pessoas eram punidas por compartilharem pensamentos em busca de direitos.
Mesmo sendo considerado um país democrático ?[sem vírgula] há suas controversas [controvérsias], pois num país onde é obrigatório os homens se alistarem no exército depois dos 18 anos, onde é obrigatório votar após os seus 18 anos, onde as pessoas saem com ferimentos graves após manifestações traz a dúvida de ser mesmo um país democrático ou uma "ditadura camuflada".
Pode-se concluir que um país democrático é aquele onde a vontade do povo tem voz ativa através [por meio] de seus representantes, coisa que não acontece no Brasil [sem vírgula] mas que não limita as chances disso ser realizado levando em consideração o quanto já foi conquistado após tantos anos que se seguiram ao golpe militar.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes à questão. No entanto, é necessário extrapolar o senso comum e explorar as diversas possibilidades que o tema fornece para construir um bom texto. Comece realizando um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, contraposições, comparações etc).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |