Democracia pode ser definida como governo do povo. Considera-se o Brasil como um país democrático desde 1985, após o fim da ditadura militar, entretanto [vírgula] a democracia brasileira apresenta diversas falhas [vírgula] como pouco poder do povo em monitorar e influenciar as decisões do governo e alta corrupção.
O fato dos governantes no Brasil serem escolhidos a partir do voto da população é definido como o exercício da democracia, o que é inegável, entretanto, ao votar [vírgula] o cidadão esta [está] confiando ao governante poder para administrar a pátria, por isso [vírgula] deve-se haver um monitoramento acerca de suas ações, o que não ocorre. Uma pesquisa do Instituto Millenium, do Rio de Janeiro, realizada em 2014 [vírgula] apontou que maior parte da população não lembrava em quem havia votado nas ultimas [últimas] eleições.
Ademais, a falta de monitoramento por parte dos eleitores juntamente com a dificuldade em participar das decisões do governo, é [sem vírgula] um fator preponderante para governantes mal intencionados que abusam do poder a eles atribuídos para realizar desvios de verbas públicas A ONU estima que todos os anos cerca de R$200 bilhões são desviados dos cofres públicos no Brasil.
Desse modo, é possível inferir que [vírgula] apesar da democracia ser exercida no Brasil, ela ainda apresenta muitas falhas, portanto, algumas medidas são necessárias para o aperfeiçoamento da mesma [dela] [vírgula] como facilitar o acesso dos cidadãos às informações sobre os governantes por meio das mídias, promover palestras em âmbito nacional acerca da importância da política e criar mecanismos para aumentar a transparência sobre a aplicação das verbas públicas, só assim o Brasil poderá ser reconhecido como um país plenamente democrático.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes em torno da questão. No entanto, é necessário extrapolar o senso comum. Para isso, amplie o nível de leitura e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas, comparações, contraposições etc.). Atente também ao bom uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |