Em uma forma de governo indireto, no qual os cidadãos são representados por indivíduos eleitos através [por meio] do voto. Configura-se [sem vírgula] o Brasil atual. Esta democracia tão jovem apresenta suas características isonômicas e, vez outra, contraditória [contraditórias]. Não obstante, diante da situação pela qual [que] o país enfrenta; crise política, econômica, social e tantas negativas a serem debatidas, o presente sistema torna-se criticável; porém, pode-se estabelecer ressalvas progressivas para uma nação mais justa, informada e, acima de tudo, dialogável.
Relevando o explicitado acima, falar no modelo contemporâneo de governança é começar pela sua origem, na Grécia Antiga. Ali, todas as bases teóricas desse sistema foram criadas e colocadas em prática, embora houvesse pessoas sem direitos, as mulheres [vírgula] por exemplo. O filósofo Aristóteles [vírgula] na obra “Política”, fez uma classificação, cuja democracia pode ser direta, indireta ou semi-direta [semidireta]. O Brasil enquadra-se na última. Portanto, as relações atuais de liderança e administração, são [sem vírgula] pautadas segundo a gestão de representantes. Tal realidade constituiu o Estado brasileiro, [ponto final] esta terra antes povoada por indígenas, os mesmos, [estes] tão excluídos e exterminados culturalmente até hoje.
Outro ponto discutível é a política governamental, [ponto final] infelizmente a corrupção mostrou-se alarmante, ou melhor, uma metástase. Parece espalhar-se a todos os cantos desta “terra de palmeias”, a pátria de Gonçalves Dias. Dessa maneira [vírgula] a corrupção afeta a população, fazendo um atentado à Democracia. Pois, [democracia, pois] improbidades são cometidas e mascaradas; ações fracas e injustas com relação à reforma agrária excluem uma maioria dependente da terra; desvios de verbas educacionais, sociais e de saúde. Logo, o povo mostra-se sem fala, sem direitos garantidos na constituição.
Com base nessas considerações. No [considerações, no] vigente contexto social e político, a soberania popular e o princípio democrático – Estado de direito, ficam abalados. Contudo, esse cenário preocupante perpetua-se além das negativas, visto que toda nação desenvolver-se diante dos impactos outrora sofridos. A mídia, apesar das manipulações defendidas por sociólogos; informa, debate e critica. O brasileiro, dia a dia [vírgula] observa o que seu voto significa. Por isso, noções mais claras sobressaem nesse caos, constituindo perspectivas melhores ao futuro.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, atente à correta pontuação do seu texto, pois esse problema pode afetar gravemente a compreensão de sentido de seu texto. No mais, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |