No período colonial [vírgula] o exercício de decisão e direito de voto era limitado [eram limitados] a um grupo pequeno de homens com elevada posição social. Com o andar da história [vírgula] o crescimento da democracia foi inevitável e o direito de poucos se tornou de muitos; mas ainda não é completa, existem problemas na democracia brasileira e [vírgula] diante do cenário atual [vírgula] o brasileiro se pergunta: “Aonde vai a nossa democracia?”
No ranking produzido pela Economist Intelligence Unit (EIU) [vírgula] o Brasil subiu uma posição em 2014, ocupando a 44ª posição de país mais democrático. Isto significa que as eleições são livres e as liberdades civis básicas respeitadas, mas como problemas no governo e baixa participação politica do povo.
Diante do cenário atual [vírgula] alguns se arriscam a dizer que a democracia brasileira está falindo, mas fatos são fatos e contra estes não há argumentos. No ranking da EIU o Brasil é o país com a melhor performance eleitoral e a melhor performance de liberdade civil, indicando que é sim um país democrático. Então, qual é o motivo de não ser o país em 1º no ranking da EIU? A resposta é: “O país tem uma das piores taxas de participação política.”
Na elevação de posição em 2014 houve um item que mostra uma tendência de evolução: a taxa de cultura politica. Esta aumentou e isto faz crer que a participação do povo vai aumentar, visto que um povo mais culto é capaz de tomar melhores decisões. Desta forma pode-se crer que o Brasil deve crescer no nível de democracia com o andar da história.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial da questão. Além disso, é necessário apresentar uma proposta de solução para a problemática levandatada.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |