Reconhecidamente o Brasil vive, hoje, uma enorme crise política. Escândalos de corrupção e diversos movimentos tem [têm] aflorado país a fora [afora] e parecem estar longe de serem solucionados. Entretanto ?[vírgula] tais movimentos não trouxeram soluções à democracia brasileira, longe disso, eles parecem criar um novo rol de problemas, além de expor alguns já existentes, ao jovem modelo político adotado na pós-ditadura.
Um dos principais problemas é a polarização extremada que ocorre entre os diferentes movimentos. Extremismos têm aparecido de todos os lados e contribuem não só para a criação de algo semelhante a ódio entre as diferentes correntes de manifestantes, como também para o aparecimento de personagens caricatos na política brasileira. No país do futebol ?[vírgula] criou-se um clássico político.
Outro ponto a ser considerado é apontado por diversos cientistas políticos: Os brasileiros tem [têm] um poder muito limitado de monitorar e influenciar as ações do governo. De fato, a linguagem excessivamente rebuscada, a falta de conhecimento da constituição e a quase inexistência de referendo e plebiscitos tornam difícil para um brasileiro comum acompanhar a política do país.
Assim sendo, se faz [faz-se] extremamente necessária a educação política do cidadão tupiniquim desde cedo. Criar e aplicar programas e currículos educacionais que expliquem como funciona o regime político brasileiro, quais funções cada político possui, em que casos pode se pedir um impeachment, que casos de corrupção já ocorreram no país, pode ser uma saída para as futuras gerações e para o futuro da democracia do país. No país do Fla-Flu o currículo escolar não deve mais ser um clássico.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações muito pertinentes à questão. Para enriquecer ainda sua produção textual, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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