A democracia brasileira tem como base a forma de governo vigente na Grécia Antiga, a qual era exercida de forma direta, ou seja, aqueles considerados cidadãos - homem livre maior de 18 anos e filho de pai e mãe Atenienses [atenienses]- compunham a Eclésia (uma assembleia popular com o objetivo de apreciar as leis preparadas pela Bulé). No entanto, a democracia atual do Brasil é diferente da mencionada, visto que ela concede a todas as pessoas acima de 16 anos o direito de escolher representantes que tomarão as decisões por elas, caracterizando uma democracia indireta. Mas essa forma de governo vem se mostrando um pouco ineficaz.
Sabe-se que a República Brasileira foi proclamada em 1889, mas que a democracia não vivia em sua plenitude, já que nem todos podiam votar (como as mulheres, os analfabetos, os soldados) e os que podiam eram forçados a votar nos candidatos dos coronéis, prática conhecida como "voto de cabresto". Posterior [Posteriormente] a esse período, o Brasil passou pelo Estado Novo [o Estado Novo durou de 1937 a 1945], no qual o país foi governado por Getúlio Vargas (1930-1945); por um período de democracia (1945-1964) e pela ditadura militar (1964-1985), na qual os direitos políticos dos cidadão eram inexistentes.
A democracia brasileira de hoje começou a ser construída a partir do fim desse regime e consolidou-se com a promulgação da Constituição de 1988. A República Nova passou por muitos momentos difíceis tanto no campo político quanto no econômico: inflações elevadas, mudanças de moedas, processo de Impeachment, escândalos de corrupção. Atualmente, a forma de governo brasileira vem passando por um momemento delicado, uma vez que algumas pessoas insatisfeitas com as práticas cometidas pedem a volta da ditadura militar.
Diante do exposto, é imprescindível, para que as perspectivas da democracia sejam positivas, que os representantes eleitos pelo povo sejam fiscalizados, contribuindo para que os desejos da população sejam realizados em detrimento dos desejos dos políticos.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma retrospectiva histórica pertinente. No entanto, seu texto deve ter também um caráter opinativo, isto é, você deve defender uma tese a respeito do tema. É necessário também apresentar uma problemática e sugerir uma solução.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |