Com a chegada da coroa portuguesa ao Brasil, o país começou a se desenvolver em várias áreas. Como na educação, um grande marco foi à a instalação da primeira biblioteca. De lá para cá, a educação brasileira veio crescendo, mas ainda está muito longe do ideal.
Segundo o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, que avalia 62 65 países, o Brasil está em 58° 53º lugar, o que alude como a falta de investimento do governo na educação está defasando o ensino brasileiro.
Enquanto o governo não investir na infraestrutura das escolas, numa boa formação dos professores e na melhoria da educação das escolas públicas, o quadro educacional só irá piorar. Principalmente, para as pessoas mais pobres que precisam do ensino gratuito, mas não obtém obtêm por causa da péssima qualidade.
E por causa disso, gera uma desigualdade social, onde pois só quem tem condições possui uma boa educação, porém a maioria tem uma educação defasada. Para remediar, o governo criou as cotas, um método inútil que coloca pessoas com pouco ou nenhum conhecimento nas universidades públicas(,) o que acarretará na formação de profissionais desqualificados.
Segundo Immanuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Portanto, o Ministério da Educação deve investir uma maior parcela dos impostos na estrutura das escolas e na construção de novas (unidades). O MEC também deve investir junto com as às universidades na formação dos novos professores e fazer palestras e seminários como reforço para os profissionais já formados.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas há afirmações que precisam ser melhor trabalhadas em dados, como a de que as cotas são inúteis. Este é um tema caro ao Enem, por exemplo, por isso deve ser abordado com clareza, e de preferência com base em dados concretos que corroborem com seu posicionamento.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |