A educação é fundamental para a construção de um país desenvolvido, já que forma cidadãos de caráter, comprometidos com o bem estar social e capazes de ocupar cargos governamentais. Sabe-se que, somente através dela é possível o avanço da ciência e(,) assim, o progresso da nação.
Atualmente(,) o Brasil necessita de transformações no âmbito escolar, por apresentar um sistema de ensino defasado, onde profissionais descapacitados incapacitados exercem sua profissão sem se preocuparem com o desenvolvimento dos alunos.
Os anos iniciais são imprescindíveis para uma boa formação, pois uma base mal estruturada afeta todo o processo de aprendizagem. Vale ressaltar a importância da participação familiar, pois os pais deixam toda a responsabilidade para os professores e não acompanham o rendimento escolar do filho.
O desinteresse é um obstáculo, já que, os alunos não se engajam no processo de ensino(,) o (que) acaba desestimulando os docentes.
Portanto, necessita-se de maiores investimentos na estrutura escolar, mais reconhecimento pela figura do professor e engajamento da família na vida escolar dos filhos, para assim, alcançar possibilitar o alcance de rendimentos satisfatórios e garantir uma educação de qualidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |