Educação: arma para o desenvolvimento - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 17/03/2016

Status:

Corrigida
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Como sabiamente analisa o sociólogo Paulo Freire, a transformação do mundo ocorrerá no momento em que as pessoas forem transformadas através da educação. Nesse sentido, ela é indispensável, pois contribui não somente com o enriquecimento intelectual e cultural, mas também desenvolve o senso crítico e amplia a visão da sociedade. No entanto, os desafios para alcançar um corpo social intelectualizado são muitos. Sobretudo por envolver aspectos econômicos, culturais e tantos outros. Sendo assim, é válido analisar os fatores intrínsecos dessa problemática.

É importante pontuar, de início, que na antiguidade clássica a educação era voltada para a formação do saber filosófico do indivíduo. Hoje, essa prática está atrelada ao índice de desenvolvimento de uma sociedade. Dessa forma, os países que no passado priorizaram a educação, hoje, tornaram-se exemplos de desenvolvimento econômico, social e cultural. (,) Demonstrando a importância do ensino como base na formação dos cidadãos em sua sociedade.

Nesse contexto, a atenção do Brasil com a educação é muito recente. E entre tantos desafios, a qualidade no ensino secundário, a eficiência do gasto público, a qualidade dos professores e a educação infantil, são pontos essenciais os quais precisam ser inseridos para garantir o progresso da educação no país. No entanto, o PIB brasileiro, direcionado a este setor, está abaixo da média, segundo dados da UNICEF. Fato esse que se reflete no baixo desempenho do exame avaliado pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), ocupando baixíssimas posições, apesar do seu crescimento econômico e social nos últimos anos.

Ademais, outro fator preponderante, são as desigualdades sociais impostas por um modelo econômico capitalista e excludente, segregando a sociedade e a forma de ensino que lhes são oferecidas. Atualmente, o Brasil ainda possui milhões de crianças fora da escola, e uma alta taxa de analfabetismo funcional. Dessas, a maioria se concentra nas regiões norte e nordeste, revelando altos índices de analfabetismo, contribuindo, dessa forma, para o aumento das disparidades sociais.

Sendo assim, torna-se evidente que quaisquer intervenções fazem parte de um longo processo de conscientização iniciado no âmbito familiar com o objetivo de incentivar desde cedo sobre a importância da aquisição de conhecimentos para a formação do ser social; no ambiente educacional, as escolas e universidades, por sua vez, devem promover o livre acesso à educação, objetivando a redução das desigualdades e a promoção da valorização da diversidade. Por fim, o Governo Federal, através de parcerias público-privadas, amplie deve ampliar os investimentos neste setor, promovendo à a efetivação do Programa Nacional Da Educação, e tornando está esta o principal pilar de desenvolvimento do país. Pois, conforme o pensamento filosófico de Émile Durkheim, o homem, mais do que um formador da sociedade, consiste em um produto dela.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente