O movimento estudantil brasileiro foi às ruas protestar por melhores condições de ensino entre as décadas de 1960 e 1970. Atualmente, a educação brasileira passa por grandes desafios também, os quais favorecem quem tem dinheiro e pode pagar por ela. Dessa forma, medidas devem ser tomadas.
Antes de tudo, vale ressaltar que o governo desvaloriza os profissionais da educação. A baixa remuneração e as condições precárias apresentadas por muitas escolas fazem com que os professores entrem em greve para lutar por melhores condições. Não há como negar que tal paralização das aulas prejudica os estudantes.
A discrepância é notória quando se compara o aluno de escola pública com os de escola particulares. O estudante de escola privada estuda todo cronograma escolar enquanto que o de escola pública não raro não estuda todos os assuntos do ano letivo. Ver-se Vê-se a grande diferença quando pelo “ranking” de classificação das escolas de todo o Brasil que fizeram o ENEM-Exame Nacional de Ensino Médio- divulgado pelo MEC- Ministério da Educação, em que as escolas privadas estão nas primeiras colocações enquanto as escolas públicas estão (quase sempre) nas últimas colocações quase sempre.
Fica evidente, portanto, que a educação no Brasil precisa ser melhorada. O Governo deve valorizar os professores com remunerações descentes, pois esses são responsáveis por orientar os alunos, dentre os quais sairão médicos, advogados, governadores e até presidentes. Além disso, é necessário fazer manutenções nas escolas e abastecê-las do necessário. Assim teremos progresso.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |