Portugal, na época da nossa colonização, proibia criações de universidades no Brasil, contribuindo para o nosso tardio desenvolvimento intelectual. Presentemente, o governo brasileiro alcançou a popularização da educação no país, o que poderia ser a chave para retomar esse tempo perdido pela lentidão da existência de instituições educacionais no país, entretanto há muitos obstáculos.
O governo atual(,) com a logo “Pátria educadora”(,) não atua inteiramente com o seu dever, pois mesmo com a maior parte da população matriculada ou concluído com a escola concluída, apenas 8% possui uma boa instrução. A causa dessa consequência pode ser julgada pela maneira que o aluno transita de uma série para outra mesmo não possuindo o aprendizado necessário; e a falta de uma maior contribuição da população, principalmente, dos pais, visto que não é apenas o filho frequentar a escola, é preciso, também, instruí-lo em casa.
Enquanto em outros países como Japão e Coreia do Sul, principalmente, - pois enfrentou uma situação como a nossa - , os professores são valorizados, apenas os melhores alunos tornam-se orientadores, uma realidade muito diferente da do Brasil. A falta de consideração para com os professores atrapalha bastante a qualidade didática. O governo não favorece os docentes, com salários baixos e uma péssima condição de trabalho, precisando atuar em várias escolas. E, também, considerando que a maioria dos professores provêm de alunos com baixas notas no ensino médio, no futuro, essa falta de orientação existente prejudica os alunos, causando um ciclo.
Ainda há alternativas para o nosso país, basta seguir o exemplo da Coreia do Sul, na qual gasta 10% do seu PIB na educação. O Brasil precisa promover movimentos educativos nacionais, como programas televisivos pedagógicos. Com este comportamento e tempo é possível que nossa “Pátria educadora” seja realmente efetiva e finalmente alcance o nível intelectual que desejamos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |