A educação é um direito de todo cidadão, a educação é a chave para o desenvolvimento de uma nação, ela nos revela o conhecimento, o que contribui para o crescimento da renda e qualidade de vida das pessoas. Os principais problemas na educação começam desde a má preparação de professores ainda na faculdade. Os investimentos públicos também são insuficientes para atender as necessidades educacionais, o que muitas vezes causa o desinteresse de alunos por fracassos escolares e/ou dificuldades financeiras, (.) a falta de participação da família pelas nas atividades escolares também é um problema, é preciso que haja melhor interesses das famílias junto aos professores na educação de seus filhos, pois o incentivo familiar é fundamental.
No entanto, cabe a nós como constituintes da sociedade cobrar de nossos governantes medidas eficazes no sistema educacional, investir na capacitação dos professores para que venham (a) ter melhor desempenho na sala de aula, visando o desenvolvimento dos alunos; garantir escolas com infraestrutura melhores; incentivar o uso da tecnologia em benefício do aprendizado, pois a tecnologia e seus avanços atuais tem nos oferecido ferramentas indispensáveis de conhecimento e informação; a comunicação entre escolas é também um fator muito importante, assim como combater a repetência, com reforço escolar; (e) colocar em prática a educação integral, o que trará melhor rendimento aos estudantes de menor renda.
Vale ressaltar que quando falamos em investimento na educação, estamos investindo nas políticas sociais e econômicas do país. O governo tem a obrigação de criar iniciativas e oportunidades para estimular o ensino dos professores em sala, levando em conta o aproveitamento do período de aula, sem desperdício de tempo. É preciso vencer esse atraso educacional e garantir que as melhorias sejam contínuas, independente do governo as mudanças educacionais devem manter-se a longo prazo, a educação é muito importante na vida de todos nós cidadãos brasileiros e deve ser tratada de forma primária, para que se alcance a plenitude de seu desenvolvimento no Brasil, como constituintes da sociedade temos o direito de cobrar relevância na qualidade de ensino.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |