Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade da educação é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Esse quadro agrava-se nas regiões mais pobres pelo simples fato do dificil acesso as às escolas, não só pelo fato das escolas não serem próximas as às suas respectivas residências(,) mas também pelo fato da super lotação e falta de escolas.
Muitos pais sabem que os filhos não contam com um ensino de nível no colégio, mas não têm alternativa. Tanto os pais quanto os políticos chegaram à mesma conclusão: as escolas públicas e os professores do país precisam de ajuda.
É muito fácil apontar os culpados por tal situação. Antigamente, os pais impunham respeito; hoje em dia, há tantas famílias fragmentadas que muitos jovens crescem sem figuras de autoridade. Não há quem lhes ensine disciplina e responsabilidade. Outro problema se encontra na escassez de recursos e de bibliotecas nas escolas. E, por fim, há o grave problema da violência que ocorre dentro delas. Muitos professores culpam a sociedade pela falta de preparo dos estudantes. Alegam que pouco se faz para apoiá-los, mas, ao mesmo tempo, deles muito se cobra.
Outros fatores que ocasiona essa tal situação é a super lotação de salas de aula que acaba atrapalhandoos professores que por muitas vezes não tem o dominio da situação,
Além de que não podemos nos esquecer no principal motivo disso tudo que é a falta de interesse e motivação dos proprios alunos , que no atual momento se sentem abandonados e incapazes isso para aqueles que estão realmente interessados em ter uma boa qualidade de ensino , e os mesmos acabam sendo prejudicados pois toda essa situação acaba prejudicando a todos .
Comentários do corretor
A redação contém trechos inteiros (em vermelho) copiados de um artigo publicado na internet. Aproveite esta ferramenta para treinar sua própria argumentação. Pegar trechos e montá-los como num quebra-cabeça não agrega nada aos seus estudos - além de que a cópia de trechos inteiros zera a redação.
https://www.10emtudo.com.br/artigo/os-desafios-da-educacao-no-brasil/
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
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