Educação é o ato de educar e de instruir, no seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Englobando o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
Torna-se essencial observar, o quanto é presente a diferença de educação domiciliar e escolar devido a um único problema: a desigualdade social. É um fato que conhecimentos são passados de geração para geração, mas o problema está na base em que estes indivíduos tiveram no passado, a falta de escolaridade e de clareza em certos assuntos também são passados passadas de pai para filho, desigualando e desestabilizando ainda mais a educação.
É fundamental destacar, também, que possui há uma grande diferença do ensino básico do país, fazendo com que alguns tenham qualidade no ensino e outros não, e isso deve-se ao currículo mínimo que o sistema brasileiro possui. Agora tem há um novo projeto sendo estudado, que é a Base Nacional Comum, que visa que todos tendo abordem os mesmos assuntos na sala de aula, diminuindo a diferença entre ensino público e privado.
Os desafios não param por aí, é importante, discutir(,) antes de tudo, na preparação dos docentes, pois eles estarão envolvidos diretamente no processo pedagógico, serão os responsáveis por uma educação de qualidade, dando clareza a quem assiste as aulas. Assim como no filme A Sociedade dos Poetas Mortos, onde o professor faz com que os alunos gostem e se interessem acerca do assunto, no caso a matéria de Literatura.
Logo, percebe-se o papel fundamental que o Governo e a própria população possui neste assunto. O Estado deve dar a base para os professores, os pais devem acompanhar o rendimento escolar dos filhos e educá-los, porque o maestro conduz ao conhecimento, mas a educação para se conviver em sociedade é papel exclusivo da família. E assim o a logo "Pátria Educadora" fará mais sentido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, porém é possível explorar melhor dados atuais e concretos sobre o assunto, além de focar no emprego de uma linguagem menos coloquial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |