A educação não transforma o mundo, a educação muda às as pessoas, pessoas transformam o mundo. Com base no que já dizia Paulo Freire(,) em 2015 surgiu o lema “Brasil, Pátria educadora”(,) do governo federal, a fim de resolver dificuldades de diversos fatores.
Tais como o despreparo e falta de docentes no ambiente escolar, que decocorre do mau uso de investimentos que proporciona a desigualdade entre alunos e professores de escolas públicas e particulares. E se torna leigo a base do pensamento ignorante “se todos fossem instruídos, quem varreria as ruas?”.**
Outro ponto negativo é o fato da violência nas escolas(,) feito por meio físico, moral ou virtual. (Isso) Desmotivando o aluno a comparecer as às aulas(,) tornando-o assim despreparado, reforçando um ciclo onde violência gera violência em e que o culpado sai praticamente impune.
Diante disso(,) é necessária a aplicação de medidas nas escolas como atividades e debates que reúne reúnam alunos, pais e professores(,) visando seu comprometimento. O governo(,) por sua vez(,) deve investir em programas possibilitando (a) qualificação(,) como, por exemplo, o SISU e o Pronatec. Onde por fim(,) cabe à mídia influenciar e informar sobre o desenvolvimento, pois educação é mais que uma obrigação(,) é um direito.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
**Se torna leigo? A ideia desta frase não ficou muito clara.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância verbal, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e aprofundada, explorandomelhor dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |