A educação brasileira iniciou-se de modo bastante restrita restrito, pois era promovida pelos jesuítas apenas para os filhos dos índios. Posteriormente, conforme as condições financeiras, a família passou a se responsabilizar pela educação. Somente a partir de 1930, a educação tornou-se acessível as às pessoas de classe baixa, incluindo neste contexto, negros, mulheres, índios e imigrantes. Mas, apesar dos investimentos na ampliação do acesso as às escolas, a qualidade do ensino não acompanhou o aumento da demanda.
É importante ressaltar, que houve aumento do ingresso de alunos nas escolas, diminuição das taxas de evasão e maior inserção no ensino superior. Apesar destes avanços, o analfabetismo funcional ainda é uma realidade preocupante. Nessa situação o indivíduo consegue ler e identificar números, mas não é capaz de interpretar textos e realizar operações matemáticas mais complexas. Um dos fatores preocupantes é que grande parte dos analfabetos funcionais frequentam as escolas ou são universitários, o que demonstra a ineficácia dos métodos de ensino e baixa qualidade das escolas e universidades.
Portanto, para melhorar a aprendizagem dos alunos, é necessário reavaliar os processos pedagógicos empregados nas salas de aula. Nota-se que ainda são utilizadas técnicas que foram praticadas no início da colonização pelos jesuítas. O método consistia em ouvir e repetir fielmente o que os sacerdotes ensinavam. Desse modo, o indivíduo não é incentivado a refletir, pensar e concluir sobre um assunto. A falta desse pensamento crítico compromete o desenvolvimento pessoal e social.
Cabe também destacar que as escolas não estão habituadas a relacionarem os conteúdos das matérias com os eventos do cotidiano. As aulas são explicadas de forma mecânica, sendo este um possível motivo para a falta de interesse dos alunos. Além disso, como a escola é uma preparação para o trabalho formal, assuntos relacionados a esse ambiente deveriam ser empregados em discussões nas salas de aulas com temas relacionados a à cooperação, competição e objeções de carreiras.
Diante dos fatos apresentados, fica evidente que apesar da significativa evolução no que se refere ao acesso à escola, o Brasil ainda necessita elevar os padrões de qualidade no ensino. É crucial que o Estado, professores e gestores atuem de modo a estimular o desejo de aprendizagem por meio de recursos tecnológicos, projetos, passeios escolares e atividades que envolvam o pensamento crítico do aluno. Portanto, a escola deve se tornar um espaço interessante, de conhecimento, flexível, dinâmico, ao mesmo tempo em que proporcione um reconhecimento do profissional desta área. Um ensino de qualidade é crucial para o desenvolvimento de um país, aumento de renda e qualidade da vida das pessoas.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |