Quando o assunto é a educação no Brasil, a opinião de todos é basicamente a mesma " o Brasil tem uma péssima educação". Mas o que podemos fazer para melhorá-la? Bom(,) não depende apenas de uma pessoa, primeiro precisamos de escolas disponíveis para todas as crianças e adolescentes, (;) segundo, de professores bem capacitados que assumam um compromisso com seus alunos, sem deixar de ir dar aula por motivos "tolos", (;) terceiro(,) de alunos que vão as às escolas realmente para aprender e não fazer brincadeiras, dentre outras coisas.
Se uma pessoa decide ser professor (a), ela tem que escolher essa profissão simplesmente porque gosta muito, mas mesmo assim ainda tem pessoas que desistem de exercer esta profissão por causa do baixo salário, sendo que é uma das profissões mais importantes, pois eles que ajudam na educação do nosso país. Aqueles professores que sempre faltam as às aulas, não se importam com o aprendizado de seus alunos, sendo assim é são só mais um atraso ao Brasil. Existem também aqueles alunos que só vão à escola para ter presença porque(,) além de não prestarem atenção nas aulas(,) atrapalham os professores a darem aula e também dificultam o aprendizado dos demais em sala de aula.
Para os professores que dão 40 horas de aula semanais, o governo deve pagar no mínimo R$1.187, mas devemos levar em conta também que eles não trabalham apenas nos horários de aula, em casa também corrigem provas(,) elaboram questões, trabalhos e etc.. Então(,) para aqueles que se dedicam em a ensinar, insistem até o fim para que as crianças e adolescentes aprendam, deveriam ter um salário bom, digno de quem assume com suas responsabilidades e não apenas chegue e aplique uma prova ou um trabalho qualquer.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, porém um pouco superficial. Explore melhor dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |