O Brasil ocupa uma péssima posição em relação a à educação, muitas crianças não sabem ler e nem escrever, as condições das escolas são precárias, sem infraestrutura, professores não são valorizados, recebem menos que o piso salarial. Um dos maiores problemas do Brasil é a precariedade da educação, o sistema educacional brasileiro não é capaz de preparar os jovens para a compreensão de textos simples, sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar(:) é o chamado analfabetismo funcional.
A educação é muito importante para o desenvolvimento do país, através dela tem- se forma-se adultos mais conscientes dos seus deveres e direitos, (.) Ela possibilita uma visão mais crítica do mundo(,) o que mas parece que os políticos não estão muito interessados em adultos mais atentos para os problemas da nação, para assim manipulá-los e ganhar seus votos.
A mudança na Educação brasileira depende de esforços políticos, mas é verdade que essa transformação pode começar na própria casa, incentivando desde cedo o hábito da leitura, mostrar mostrando a importância que a educação pode trazer para sua vida.
Educação de qualidade traz impactos positivos para o país, a violência diminui, a renda melhora, bons empregos, a desigualdade diminui, assim são inúmeros benefícios, é preciso que reivindiquem por melhoria, que todas as crianças tenham seus direitos cumpridos, uma educação de qualidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na análise crítica de dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |