É possível afirmar que os problemas relacionados a à educação brasileira refletem diretamente nas desigualdades socioeconômicas. Para que um país tenha melhores condições de vida é necessário incentivar e ter uma boa educação. Diante disso, cabe analisar todos os impasses que existem e promover medidas que contribuam para os avanços nas escolas.
Segundo Monteiro Lobato, “um país de se faz com homens e livros”, (.) essa frase remete a à importância do conhecimento para que uma nação se torne desenvolvida e rica. Países com o Japão, que investiram pesado na educação, e hoje, colhem os “frutos”, com um país onde o índice de pessoas alfabetizadas é extremamente alto em comparação como com o Brasil. A qualidade de vida está interligada como ao nível da educação recebida, pois o ensino proporciona melhores condições de emprego, aumento da renda e melhorias na saúde. No entanto, é notório observar que fatores históricos contribuíram para a atual condição do ensino brasileiro, pois o processo de expansão da escolarização básica só se deu entre 1970 e 1980.
Nesse sentido, o Brasil iniciou o seu processo de escolarização de forma tardia e muitas vezes sem qualidade. O que infelizmente não resultou em bons impactos, pois os problemas sociais ainda perduram no país. Além disso, a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Estando toda a comunidade interessada e unida em prol da educação(,) poderão ajudar como valorizando os professores e incentivando a leitura. Diante disso, índices como do Programa Internacional de Avaliação de estudantes (PISA), em que o Brasil ocupa o 53° em educação, entre 65 países avaliados(,) irão melhorar quando o governo(,) juntamente com a população(,) buscar melhorar o processo escolar.
Portanto, a evolução da sociedade depende da elevação do nível da educação. Atitudes como estar a par dos direitos assegurados pela lei referente à educação(,) buscar por parte do governo melhores condições nas escolas e na qualidade da formação dos professores irá promover promoverão boas resultadas bons resultados em todo o país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |