Uma das necessidades cruciais do indivíduo é sua formação educacional, levando-o ao conhecimento pessoal e social. Logo, adentrando à a discussão sobre a situação da educação brasileira, observa-se realidades injustas, corrupção e, consequentemente, alunos despreparados. Portanto, gestões municipais, estaduais e política federal precisam (se) integrar, dialogar ideias junto à população; desenvolvendo um espaço mais democrático.
Diante dessas considerações, debater negativas pelas quais o sistema de ensino passa, constituem garantias cidadãs, direitos sociais obrigatórios numa sociedade. Dessa forma, quando se fala da infraestrutura escolar pública, professores mal pagos, verbas desviadas e outras ponderações ruins, há uma somatória desfavorável para a sociedade. Pois não incutindo um ambiente profissional justo ao docente, haverá assim desgaste, ausentando (a) qualidade necessária no aprendizado. (,) Concluindo (com) uma comunicação sem sucesso, no na qual tanto o emissor quanto o receptor perdem.
O aluno, no qual a qual se discute, carece de protagonismo. Porém, isso não acontece(,) porque o Estado não dialoga quando propõe planos educacionais. (o que) Culminando por reações(,) a exemplos das ocupações nas escolas públicas em São Paulo. Existindo Existe nessa discussão, um despreparo governamental para atender e equilibrar as normativas cívicas. Ademais, num país onde perpetuam-se grandes mazelas sociais, fica difícil estabelecer metas governamentais, por conseguinte, objetivos como do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB, (de) alcançar média 6,0 até 2021, caem numa interrogativa si vai realizar-se se serão mesmo conquistados.
Por último, a evasão escolar é uma clara demonstração de quão alarmante encontram-se essas estatísticas. Como resposta, há conflitos familiares, pobreza, prostituição, escolas sem incentivos e diversas resistências. Contudo, é imprescindível promover um ciclo participativo, desde os Órgãos responsáveis pelo ensino nacional ao aluno da 1º 1ª série de ensino fundamental. Relevando também são necessárias atitudes pessoais, ir aos movimentos cívicos, manifestar em prol dos direitos do cidadão. Para essa integração existir, o material didático, a mídia colaborativa e todos os meios de comunicação, podem fomentar resoluções, planos pela educação melhor. Para tanto, buscando redacionar tais propostas, o sistema pedagógico será mais acessível e inclusivo. (,) Transformando (o Brasil em) um país organizado e justo para todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego indevido e excessivo de gerúndio e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |